Monitoramento do ponto de orvalho do ácido sulfúrico e sistema de medição de detecção de vazamento de umidade
A empresa Breen desenvolveu o Breen SA-Probe, para a detecção rápida de alterações do ponto de orvalho do ácido sulfúrico nos gases de processo industrial. Estas mudanças de etapa são o resultado de um aumento repentino da umidade no gás, normalmente causada por vazamentos nos tubos da caldeira, economizador, superaquecedor ou má operação da torre de secagem.
O monitoramento da presença de umidade no gás de processo na planta de ácido sulfúrico é importante do ponto de vista para o controle da corrosão. Uma concentração elevada de água no gás resultará em um alto ponto de orvalho do ácido sulfúrico. A consequência é um alto nível de condensação de ácido sulfúrico e mais corrosão nos pontos mais frios da planta.
Um impacto secundário da umidade no gás de combustão é a formação de gás hidrogênio criando um risco de explosão. Um vazamento no tubo do economizador pode resultar no escorregamento de uma grande quantidade de água para o gás de processo, resultando na formação de ácido sulfúrico fraco e altamente corrosivo, formando grande quantidade de hidrogênio, de acordo com a reação abaixo: